Alugando um carro para motorista de aplicativo, como Uber, 99Pop ou taxi

Artigo
 

Criado em: 08 de dezembro de 2018             
Atualizado em: 26 de fevereiro de 2020             
Comentar artigo Adicionar comentário


Artigo Locação Veículo

C om a popularização de aplicativos de transporte de passageiros surgiu também um mercado secundário, o de locação de veículos para esta finalidade.

Este tipo de locação pode ser vantajoso para todos os envolvidos nela, visto que o locatário pode iniciar o trabalho de motorista sem ainda ter seu próprio veículo, enquanto o proprietário pode ter uma renda extra.

Mas você sabe como fazer uma locação que seja clara e tranquila, minimizando os riscos?

Vamos debater neste artigo sobre o tema, e esclarecer algumas das dúvidas mais comuns referente ao aluguel do veículo.

Renda principal ou extra

Os aplicativo de motorista particular, como Uber e o 99Pop, são fontes de renda para os motoristas que os utilizam, e com eles conseguem ter uma renda, seja ela a principal ou extra.

Mas essa renda também pode ser revertida, em parte, para o proprietário de um veículo, caso queira ele alugar para uma outra pessoa que não tenha, e assim sendo uma negociação vantajosa para todos.

Muitos proprietários de veículos não utilizam seu carro durante a semana, por exemplo, se vão trabalhar utilizando transporte público, e este tempo ocioso do veículo pode ser utilizado para ganhar um dinheiro extra, pois é permitida a locação deste veículo para terceiros.

Assim como existem pessoas que não possuem um veículo próprio mas que gostariam de trabalhar utilizando tais aplicativos.

Clareza na locação

Um dos principais pontos a ser tratado neste artigo é sobre a clareza que deve existir na negociação da locação do veículo.

Deve-se definir qual será a frequência para o pagamento do aluguel, se será mensal, semanal ou quinzenal e a sua forma de pagamento, assim como também recomenda-se que no contrato esteja definida a responsabilidade sobre a manutenção, ou seja, quem deverá pagar pela manutenção do veículo, e se existe um seguro existente.

Assim, qualquer gasto não esperado, como um reparo, não será uma surpresa, pois todos saberão quem deve pagar.

Proteção para o proprietário

Com um contrato de locação de veículo, e se nele estiverem descritas as penalizações se ocorrer o descumprimento, como, por exemplo, se o locatário não pagar o aluguel, terá o proprietário um instrumento importante para ser utilizado judicialmente contra o locatário.

O contrato também pode conter uma garantia para a locação, que servirá para cobrir gastos que não possam ser pagos pelo locatário.

Garantias mais utilizadas

A garantia não é obrigatória em um contrato, mas sempre é recomendada a sua utilização.

As modalidades mais comuns de garantia para a locação de veículo são:

Fiança

Nesta modalidade, uma pessoa (fiadora) garante assumir as obrigações caso a parte locatária se torne devedora (inadimplente).

A fiança compreenderá todos os aspectos da dívida, inclusive possíveis despesas judiciais.

A parte locadora, de acordo com o Código Civil, pode recusar um fiador caso este não comprove ser uma pessoa idônea, não reside no mesmo município ou não possua bens suficientes para cumprir a obrigação.

Seguro de fiança locatícia

O seguro fiança locatícia substitui o fiador nos contratos de locação, garantindo o pagamento do aluguel e demais encargos no caso do locatário se tornar devedor (inadimplente).

Para esta modalidade, deve-se contratar uma apólice de seguro, o qual a parte locadora será a única beneficiária.

O valor de prêmio a ser pago varia normalmente entre um a três vezes o valor da locação do veículo.

Caução

A caução pode ser dada em espécie, bens móveis ou imóveis.
No caso de bens móveis, recomenda-se que se registre a caução em um cartório de títulos e documentos, e são os bens que podem ser transportados de um local ao outro, como objetos de valor, veículos, entre outros.

Já os bens imóveis, referem-se aos bens que não podem ser transportados, como uma casa ou um apartamento, e recomenda-se que essa caução seja averbada em cartório junto com a respectiva matrícula, vinculando com o contrato de locação.

A caução em espécie (dinheiro) não pode ser superior a três meses de aluguel, e deverá ser depositada em conta poupança, e o valor decorrente de rendimentos, no final da locação deverá ser revertido em benefício da parte locatária, caso não tenha sido utilizada.

A devolução do veículo no término da locação

Com um contrato feito, nele deve-se constar que o veículo deverá ser devolvido ao proprietário, no final da locação, no mesmo estado em que foi entregue.

Assim, caso o veículo tenha sofrido alguma avaria, deverá o locatário efetuar o seu reparo, caso negativo o proprietário efetuará e poderá em juízo solicitar o reembolso do valor gasto.

Para que esta comparação de estado do veículo ocorra deve-se fazer um laudo de vistoria no momento da entrega do veículo. A 99Contratos oferece gratuitamente este laudo para todos que geram um contrato conosco.

Sem este laudo fica complicado comprovar qual era o estado do veículo e assim cobrar o reparo necessário.

Conclusão

Percebe-se a importância de se ter um contrato bem definido, pois este documento servirá como uma segurança entre todos os envolvidos.

Sempre faça um contrato claro e objetivo, evitando assim conflitos que poderiam resultar em brigas judiciais, prevenindo as partes de prejuízos e da perda de tempo.

Se estiver buscando um contrato de locação de veículo que possa ser feito de maneira personalizada, utilize o nosso clicando no link abaixo:

Contrato de Locação de Veículo


Referência:
Lei 10.406


Curtiu o nosso artigo?

Curta ou compartilhe, e nos incentive com isso a criar novos conteúdos para você!


Precisa de ajuda?

Nossos Contratos Se você tiver qualquer dúvida ou queira comentar sobre este artigo vá na sessão de comentários logo abaixo.
Responderemos bem rápido para você!


Nossos Contratos

Busca um contrato personalizado para atender as suas necessidades?

Utilize um dos nossos e conte com todo apoio que necessitar.

Locação Veículo

Locação Residencial

Locação Comercial

Locação para Temporada

Hospedagem











Tem alguma dúvida, sugestão ou comentário?
Utilize o espaço abaixo e o nosso time lhe responderá bem rápido!





Sobre nós!

A 99Contratos é uma LegalTech 100% nacional, criada e desenvolvida pensando no público brasileiro.

Nosso time é formado por especialistas em documentos legais e profissionais apaixonados por novidades que possam ajudar o dia a dia de todos.

Atualmente somos a maior plataforma para a criação de contratos personalizados e documentos legais de forma automatizada do Brasil.