=

Alugando um carro para ter uma renda extra - como fazer o contrato?

  
Atualizado em: 10 de maio de 2020   


Artigo Locação Veículo
Artigo Locação Veículo

C om o surgimento de aplicativos para motoristas particulares, como o Uber e 99Pop, surgiu uma forma de se conseguir uma renda extra no orçamento mensal, que é alugando seu veículo para terceiros.

Este tipo de locação já era comum entre taxistas, que alugam veículos para outros, mas com a popularização dos apps a ideia do aluguel do veículo se tornou atrativa, pois qualquer veículo pode ser alugado, não necessitando equipamentos especiais nem pinturas padronizadas.

E para o locatário existe a vantagem de preços mais atraentes que as locadoras normais, além de não precisar embolsar um valor para adquirir seu próprio veículo.

Você sabe quais são as vantagens e os riscos? Leia nosso artigo para entender mais sobre o tema.

Novidade e a manutenção do veículo alugado

Apesar da locação de veículo entre taxistas ser uma modalidade já comum e conhecida, entre particulares ainda é uma novidade, e isso gera algumas incertezas, como, por exemplo, sobre a manutenção e conservação do veículo.

Pode-se por meio de um contrato de locação de veículo estipular quem será o responsável pelas manutenções do veículo, e com isso as partes ficam seguras quanto as obrigações e responsabilidades que devem ser respeitadas.

Sem um contrato, ou seja, alugando o veículo verbalmente, não se tem a garantia da conservação do veículo, visto que não se tem uma cláusula condicionando o reparo ao locatário, ou se for o caso, ao locador.

Assim, sendo uma novidade entre particulares, recomenda-se sim a utilização de um contrato entre as partes, não somente visando a conservação do veículo mas para também garantir diversos direitos aos envolvidos, como citaremos adiante.

Condições estabelecidas por você para a utilização do veículo

Outra vantagem para o locador ao utilizar um contrato de locação de veículo é a opção de escolher as condições para a locação, como, por exemplo, a periodicidade do pagamento do aluguel, que pode ser diária, semanal, quinzenal ou mensal.

Além disso pode definir os dias em que o carro estará disponível para a locação, podendo, por exemplo, restringir a locação nos finais de semana, disponibilizando assim o carro somente nos dias de semana.

Seguro e garantia

Ao se alugar um veículo você pode escolher se a contratação contará com um seguro, como, por exemplo, um seguro já contratado pelo proprietário do veículo.

Caso ocorra algum sinistro no veículo, como um acidente, o locatário será responsável pelo pagamento da franquia do seguro, fazendo com que o proprietário tenha a certeza de não ter um prejuízo inesperado.

Além disso pode-se também solicitar uma garantia para a locação, como um fiador, um caução, um seguro fiança, entre outros. Este tipo de seguro também garante o pagamento da locação, como outros débitos, caso o locatário se torne inadimplente.

Multas e infrações

Além das vantagens acima citadas, ao fazer um contrato de locação de veículo você confirma por meio de um documento que o locador aceita assumir as multas e infrações que ele venha a cometer enquanto em posse do veículo.

Assim, se uma multa chegar para você, mesmo depois do fim da locação, você poderá utilizar o contrato para reportar ao órgão responsável, seja a prefeitura ou Detran, que o veículo estava em posse de outro condutor.

Conclusão

Percebe-se a importância de se ter um contrato bem definido. Este contrato servirá como uma segurança entre todos os envolvidos.

Sempre faça um contrato claro e objetivo, evitando assim conflitos que poderiam resultar em brigas judiciais, prevenindo as partes de prejuízos e da perda de tempo.

Se estiver buscando um contrato de locação de veículo que possa ser feito de maneira personalizada, utilize o nosso clicando no link abaixo:
Contrato de Locação de Veículo

Nele você terá a segurança de estar gerando um contrato atualizado mensalmente com a legislação vigente, além de contar com todo nosso suporte e orientações por e-mail sempre que precisar.


Referência:
Lei 10.406


Curtiu nosso artigo?

Deixe a sua curtida, assim o nosso time saberá que o artigo foi útil e também nos motivará a criar novos artigos para ajudar você.


Nossos Contratos

Busca um contrato personalizado para atender as suas necessidades?

Utilize um dos nossos e conte com todo apoio que necessitar.

•  Locação Veículo

•  Locação Residencial

•  Locação Comercial

•  Locação para Temporada

•  Hospedagem




Sobre nós!

A 99Contratos é uma LegalTech 100% nacional, criada e desenvolvida pensando no público brasileiro.

Nosso time é formado por especialistas em documentos legais e profissionais apaixonados por novidades que possam ajudar o dia a dia de todos.

Atualmente somos a maior plataforma para a criação de contratos personalizados e documentos legais de forma automatizada do Brasil.