Alguns pontos importantes em um contrato de prestação de serviços

Saiba mais sobre alguns pontos considerados importantes ao elaborar o seu contrato de prestação de serviços

Artigo
 

Continua após a publicidade

Alguns pontos importantes em um contrato de prestação de serviços Artigo escrito por: Gustavo Falcão
Criado em: 14 de outubro de 2019   
Atualizado em: 14 de outubro de 2019
Comentar artigo Adicionar comentário


Artigo elaborando um contrato prestação de serviços

O contrato de prestação de serviços é considerado como um dos documentos mais importantes quando se trata de uma negociação / contratação de uma mão de obra terceirizada. Neste documento estarão definidas as condições da contratação dos serviços, assim como também os direitos e as obrigações das partes envolvidas, ou seja, os contratados e os contratantes.

É utilizando este contrato que se faz possível a resolução de problemas e conflitos entre as partes. Mas, não basta preencher e ler as informações que existem no contrato, recomenda-se que também se entenda as cláusulas, condições e que este contrato seja claro para todos.

Para isso, vamos explicar neste artigo sobre os itens essenciais, ou seja, o que precisam de mais atenção, em um contrato de prestação de serviços.

1. A qualificação dos envolvidos

O primeiro ponto a ser debatido, sendo este também o que aparece primeiro em um contrato, é sobre os dados dos envolvidos, ou seja, a qualificação do contratante e do contratado. Estas informações mudam se a parte é uma pessoa física ou se é jurídica, conforme vemos abaixo:

Pessoas físicas:
I. nome completo;
II. nacionalidade;
III. estado civil;
IV. profissão;
V. número do RG;
VI. número do CPF;
VII. endereço de residência.

Pessoas jurídicas:
I. razão social;
II. número do CNPJ;
III. endereço de sede;
IV. dados do representante legal da empresa (nome, cargo, cpf e endereço).

Tanto o contratante quanto o contratado necessitam ter suas qualificações descritas no contrato, sendo um bloco para o contratante e outro para o contratado.

Publicidade

2. O objeto do contrato

Quando se trata de um contrato, o objeto é nada menos que o item sendo negociado, e no contrato de prestação de serviços este item é referente ao serviço que será prestado para o contratante.

Recomenda-se que esta descrição seja feita com o máximo de detalhamento possível, para que assim sejam evitados conflitos entre as partes. Este detalhamento impedirá o contratado de posteriormente recusar uma tarefa que foi acordada, ou que o contratante solicite algo fora do escopo acordado.

3. Prazo do contrato

Um contrato de prestação de serviços, quando criado por prazo determinado, pode ter até 4 (quatro) anos. Mas ao término deste prazo podem as partes criarem um novo contrato. Esta limitação serve para que depois do prazo acordado possam os envolvidos negociar novos termos e condições.

Já o contrato por prazo indeterminado pode se prolongar por um prazo superior. Isto porque quando o contrato é por prazo indeterminado, ele poderá ser rescindido por qualquer uma das partes sem que assim ocorra uma multa.

Caso queira entender mais sobre a multa na rescisão de um contrato de prestação de serviços lhe recomendamos o seguinte artigo: A cobrança de multa nos contratos de prestação de serviços

Publicidade

4. O pagamento

Deve-se também no contrato de prestação de serviços definir qual será o valor a ser pago ao contratado, assim como também a sua forma de pagamento.

A descrição deste item deve ser, assim como o citado na cláusula do objeto, o mais detalhado possível, informando se o pagamento será feito em espécie, por depósito bancário, ou outro meio, além do valor que será pago.

Deve-se estipular também qual será a data limite para o pagamento ao prestador de serviços, citando também se caso ocorra um atraso neste pagamento o valor devido terá ou não multa e juros.

5. As obrigações do contratante e do contratado

Em um contrato tem-se sempre direitos e obrigações definidos, e algumas obrigações são descritas na legislação. A sua citação no contrato serve para que as partes saibam o que devem cumprir para que o trabalho prestado seja feito corretamente.

As obrigações do contratante consistem principalmente em:
I. pagar o valor acordado nas datas e formas combinadas;
II. disponibilizar os materiais, espaço e equipamentos para a execução do trabalho, caso assim seja acordado, pois estas responsabilidades podem sim ser do contratado.

As obrigações do contratado consistem principalmente em:
I. prestar o serviço acordado em contrato da maneira combinada;
II. ser responsável pelos encargos de sua empresa caso seja pessoa jurídica;
III. responder legalmente pelos seus funcionários caso seja pessoa jurídica;
IV. disponibilizar os materiais, espaço e equipamentos para a execução do trabalho, caso assim seja acordado.

6. A rescisão antecipada

Todo contrato com prazo determinado deve ter uma cláusula que informa se a rescisão antecipada, ou seja, se uma das partes quiser encerrar a relação contratual antes do seu término acordado, terá ou não uma multa.

Contratos por prazo indeterminado, como citado anteriormente, não podem ter esta multa, visto que não foi acordado nenhum prazo e basta uma parte avisar com um prazo antecipado para que o contrato seja encerrado.

A multa deve ser sempre proporcional ao tempo restante de contrato, e nunca abusiva. Se um contrato tiver uma multa abusiva, esta poderá ser considerada nula de direito.

Continua após a publicidade

Conclusão

Dito isto, pode-se perceber que o contrato de prestação de serviços é um instrumento legal que tem como seu principal objetivo oferecer proteção para quem contrata assim como para quem é contratado. Com ele, em caso de dúvidas, ou problemas, o contrato poderá ser usado judicialmente.

Se estiver buscando um contrato de prestação de serviços feito de maneira personalizada, utilize o nosso clicando no link abaixo. Nele você terá a segurança de estar gerando um contrato atualizado mensalmente com a legislação vigente, além de contar com todo nosso suporte e orientações por e-mail sempre que precisar.

Este contrato servirá principalmente para aumentar a segurança na relação entre os envolvidos, garantindo os direitos e definindo as obrigações de todos.


Precisa de ajuda?

Nossos Contratos Se você tiver qualquer dúvida ou queira comentar sobre este artigo vá na sessão de comentários logo abaixo.
Responderemos bem rápido para você!


Referência:
Lei 10.406


Curtiu nosso artigo?

Deixe a sua curtida, assim o nosso time saberá que o artigo foi útil e também nos motivará a criar novos artigos para ajudar você.


Nossos Contratos

Busca um contrato personalizado para atender as suas necessidades?

Utilize um dos nossos e conte com todo apoio que necessitar.

Prestação de Serviços

Empreitada

Transporte Escolar



Publicidade








Tem alguma dúvida, sugestão ou comentário?
Utilize o espaço abaixo e o nosso time lhe responderá bem rápido!





Continua após a publicidade



Sobre nós!

A 99Contratos é uma LegalTech 100% nacional, criada e desenvolvida pensando no público brasileiro.

Nosso time é formado por especializadas em documentos legais e profissionais apaixonados por novidades que possam ajudar o dia a dia de todos.

Atualmente somos a maior plataforma para a criação de contratos personalizados e documentos legais de forma automatizada do Brasil.

footer email

Qualquer dúvida entre em contato conosco pelo e-mail contato@99contratos.com.br, ou pela opção de contato localizado no menu em nosso site.
O atendimento é realizado de segunda a domingo, das 8h à meia-noite.

© 2019 - Todos direitos reservados - 99Contratos - Seu documento personalizado!