Cuidado para não cair no golpe do empréstimo com depósito antecipado

Criado em: 02 de junho de 2022             
Atualizado em: 02 de junho de 2022             


Artigo Como Oficializar o Empréstimo de Dinheiro
Artigo Como Oficializar o Empréstimo de Dinheiro

T em crescido no Brasil um golpe do falso empréstimo, e com isso muita gente está sendo vítima. Cuidado!

Se você está em busca de um empréstimo e encontrou um site que parece interessante, com liberação do dinheiro totalmente online, sem restrições, preste atenção às dicas deste artigo.

Legislação

A legislação nacional determina que somente instituições financeiras autorizadas pelo Banco Central podem fornecer empréstimos.

Esta é a primeira dica, sempre verifique se a dita empresa que está lhe oferecendo empréstimo com taxas atraentes é realmente cadastrada no Banco Central.

Muitos golpistas criam um site bonitinho, fazem atendimento por whatsapp e tudo parece bom demais, principalmente a forma de pagamento do empréstimo e os juros baixos.

Pesquise sempre sobre a instituição financeira que está oferecendo o empréstimo, veja o CNPJ e consulte a data de sua criação.

Verifique também se no site existe o endereço físico do escritório da empresa, e caso positivo, busque no google o endereço ou faça uma visita se possível.

Por fim, verifique no site do Banco Central as informações sobre esta empresa.

Lembre-se: somente empresas autorizadas pelo Banco Central podem fornecer empréstimos.

Depósitos e pagamentos de taxas antecipados

Preste muito atenção nesta próxima dica! Acontece em todos os golpes.

Se a empresa solicitar um pagamento antecipado de uma determinada taxa para que a liberação do empréstimo ocorra, fuja! Bloqueie o contato e se possível até denuncie.

Nunca efetue qualquer pagamento de taxa ou faça depósito para liberar um empréstimo.

Existem diversas justificativas que estas ditas 'empresas' dão: taxa de contrato, taxa de cartório, taxas bancárias, pagamento de seguro, e até mesmo dizendo que é o pagamento da primeira parcela do empréstimo.

Existem casos que a empresa fala que vai devolver o dinheiro, que é somente uma confirmação de que o cliente realmente existe.

Novamente: fuja! É golpe.

A nossa legislação não permite cobrança antecipada de nada, seja taxa, seja mensalidade, ou qualquer outra para que o empréstimo seja liberado.

Nossa lei determina que todas as taxas, independente de qual tipo seja, devem já estar embutidas no empréstimo. Ou seja, não existe e nem é permitida a cobrança antecipada de valores.

Estes golpes sempre pedem uma taxa, e depois de paga eles vão inventar outra taxa, e assim por diante. Até você perceber que já era.

A falta de exigências burocráticas

Se ainda com as dicas acima você está tentado(a) a pegar um empréstimo de uma empresa que nunca ouviu falar, preste atenção nestas últimas dicas.

Se a empresa não faz nenhuma exigência burocrática, como, por exemplo, comprovante de endereço, dados pessoais, dentre outras, ligue o alerta.

As instituições financeiras legítimas precisam que os valores emprestados sejam devolvidos, ou seja, eles precisam também de uma segurança quanto à pessoa que está pegando o dinheiro deles.

Se a empresa que está lhe oferecendo dinheiro não confirmou nada, então mais um alerta deve ser ligado.

Mas atenção: sempre tome cuidado com os dados que vai fornecer, principalmente por whatsapp e para empresas que nunca ouviu falar. Golpistas podem utilizar seus dados, como o seu CPF, número do cartão de crédito, dentre outros, para outros golpes.

Conclusão

Siga as principais dicas para não cair no golpe do empréstimo:

1. verifique se a empresa é legítima, principalmente pela plataforma do Banco Central;

2. nunca pague nenhuma taxa ou faça depósitos antecipados;

3. cuidado com as suas informações pessoais, assim como desconfie de empresas que não as pedem.

Quando precisar de um empréstimo procure sempre bancos ou instituições financeiras regularizadas e autorizadas pelo Banco Central, e nunca aja por impulso.


Referências: Código Civil
Código Tributário Nacional
Lei da Usura


Curtiu o nosso artigo?

Curta ou compartilhe, e nos incentive com isso a criar novos conteúdos para você!


Nossos Contratos

Busca um contrato personalizado para atender as suas necessidades?

Utilize um dos nossos e conte com todo apoio que necessitar.

Empréstimo de Dinheiro

Mútuo Conversível em Participação Societária




Sobre a 99Contratos!

A 99Contratos é uma LegalTech 100% nacional, criada e desenvolvida pensando no público brasileiro.

Nosso time é formado por especialistas em documentos legais e profissionais apaixonados por novidades que possam ajudar o dia a dia de todos.

Atualmente somos a maior plataforma para a criação de contratos personalizados e documentos legais de forma automatizada do Brasil.