A importância de um contrato de locação comercial e como criar um que atenda a sua necessidade.

Confira em nosso artigo os detalhes, informações e dicas sobre como gerar um contrato de locação comercial.

Artigo
 

Continua após a publicidade

A importância de um contrato de locação comercial e como criar um que atenda a sua necessidade. Artigo escrito por: Gustavo Falcão
Criado em: 12 de maio de 2018   
Atualizado em: 26 de fevereiro de 2019
Comentar artigo Adicionar comentário


Artigo Como Criar Contrato Locação Comercial

S e você está procurando um novo local para abrir o seu negócio, ressaltaremos alguns cuidados para que você não tenha surpresas que poderão até te fazer mudar inesperadamente de local, jogando fora o investimento feito para se instalar em uma localidade. Como também a possível perda da sua clientela, cuja fidelidade normalmente é resultante de relacionamentos construídos por meses ou anos.

Um contrato de locação comercial bem elaborado poderá proteger o seu negócio e seu ponto comercial de diversas complicações capazes de sujeitar você a uma restituição do imóvel ao locador.

Faça um contrato de locação comercial por escrito

Independente de quem seja o proprietário do seu imóvel, um parente, um amigo ou um colega. Não cometa o erro de firmar um negócio simplesmente por meio verbal.

Devem ser detalhados os direitos e obrigações das partes, locador e locatário. Sempre renha detalhado com clareza as penalidades aplicáveis aos casos de descumprimentos de cláusulas contratuais.

Saiba que, se não tomar medidas preventivas, o locador poderá exercer seu direito de promover a chamada “denúncia vazia”, exigindo que você devolva em até 30 dias o imóvel. Para evitar isso, siga os passos abaixo.

Certifique-se de ter estipulado um prazo mínimo de 5 (cinco) anos

Você precisa de uma cláusula que cite a “renovação compulsória” de seu contrato de locação comercial.

A renovação compulsória garantirá a permanência no imóvel pelo mesmo prazo do contratual atual, limitado a 5 anos. Para isso, tem-se como exigência, que você tenha um prazo contratual estipulado de no mínimo 5 anos, ou que a soma dos prazos contratuais da locação do imóvel comercial que você alugou seja no mínimo de 5 anos ininterruptos.

Poucos se preocupam com essa questão, boa parte pela falta de conhecimento.

Publicidade

Mantenha-se no mesmo ramo por no mínimo 3 (três) anos

Não basta que você tenha 5 anos de contrato de aluguel comercial para garantir o direito à renovação compulsória. Para conseguir a renovação você também deve ter no mínimo 3 anos ininterruptos de exercício no mesmo ramo de atividade.

Todas estas questões estão especificadas no artigo 51 da Lei n° 8.245/91.

Registre o seu contrato em um cartório

Por fim, averbe o contrato de locação comercial no cartório da circunscrição imobiliária do imóvel, fazendo constar seu nome como locador na matrícula do imóvel e o prazo de vigência do contrato, como forma de te garantir alguns direitos caso o imóvel seja vendido:

– o novo proprietário respeitará o contrato de locação até o final de sua vigência;
– você terá o direito de preferência na compra do imóvel caso ele seja alvo de uma proposta de compra ou de qualquer outra forma transferência de propriedade.

O locador deve informar ao locatário, antes que uma venda do imóvel seja realizada, de maneira que o locatário possa, dentro de 30 dias, manifestar seu interesse em adquirir o imóvel em iguais condições dadas ao proponente. Caso essa oportunidade não se abra, por falta de notificação do locador ao locatário, este terá direito a reparação indenizatória ou de haver para si o imóvel locado, mediante depósito do valor, desde que o contrato de locação tenha sido registrado no cartório com pelo menos 30 dias de antecedência do registro da nova alienação e que a reclamação disso por parte do locatário aconteça em até seis meses.

Quando o contrato de locação estiver em seu último ano de vigência – e com mais de seis meses até o seu final, deve-se promover a Ação Renovatória, que garantirá a renovação do contrato pelo mesmo prazo do atual – limitado a 5 anos.

Sendo assim, ao assinar um contrato de locação de imóvel comercial, sempre preste atenção nas suas cláusulas. Não coloque em risco a sua empresa ou negócio e o seu investimento.

Continua após a publicidade

Conclusão

Percebe-se a importância de se ter um contrato bem definido. Este contrato servirá como uma segurança entre todos os envolvidos.

Sempre faça um contrato claro e objetivo, evitando assim conflitos que poderiam resultar em brigas judiciais, prevenindo as partes de prejuízos e da perda de tempo.


Precisa de ajuda?

Nossos Contratos Se você tiver qualquer dúvida ou queira comentar sobre este artigo vá na sessão de comentários logo abaixo.
Responderemos bem rápido para você!


Referências:
Lei 10.406
Lei do Inquilinato


Curtiu nosso artigo?

Deixe a sua curtida, assim o nosso time saberá que o artigo foi útil e também nos motivará a criar novos artigos para ajudar você.


NOSSOS CONTRATOS

Busca um contrato personalizado para atender as suas necessidades?

Utilize um dos nossos e conte com todo apoio que necessitar.

•  Locação Comercial

•  Sublocação Comercial



Publicidade








Tem alguma dúvida, sugestão ou comentário?
Utilize o espaço abaixo e o nosso time lhe responderá bem rápido!





Continua após a publicidade



Sobre nós!

A 99Contratos é uma LegalTech 100% nacional, criada e desenvolvida pensando no público brasileiro.

Nosso time é formado por especializadas em documentos legais e profissionais apaixonados por novidades que possam ajudar o dia a dia de todos.

Atualmente somos a maior plataforma para a criação de contratos personalizados e documentos legais de forma automatizada do Brasil.

footer email

Qualquer dúvida entre em contato conosco pelo e-mail contato@99contratos.com.br, ou pela opção de contato localizado no menu em nosso site.
O atendimento é realizado de segunda a domingo, das 8h à meia-noite.

© 2019 - Todos direitos reservados - 99Contratos - Seu documento personalizado!