O trabalho doméstico com expediente aos domingos e a sua folga

Artigo
 

Criado em: 07 de novembro de 2018             
Atualizado em: 11 de maio de 2020             
Comentar artigo Adicionar comentário


O trabalho doméstico aos domingos

E xistem diversas situações em que o contratante necessita de uma pessoa para trabalhar também aos domingos em âmbito residencial, seja uma empregada doméstica, uma babá, um caseiro ou uma pessoa para cuidar de um idoso.

Mas você sabia que mesmo sendo permitida este tipo de jornada deve-se, por lei, obedecer alguns critérios obrigatórios? E é exatamente sobre este tema que vamos debater neste artigo.

Folga obrigatória aos domingos

A jornada de trabalho quando especificada em contrato pode ser feita em todos os domingos? Não!

Mesmo que a jornada esteja descrita em contrato com o domingo, deve-se respeitar algumas condições, e entre elas a condição de que a pessoa contratada não pode trabalhar todos os domingos, devendo obrigatoriamente ter uma folga intercalada.

Assim, o empregador deve conceder um domingo para folga da pessoa contratada de tempos em tempos, variando se a pessoa contratada é do sexo masculino ou do sexo feminino.

Se for a pessoa contratada for do sexo feminino, ou seja, uma empregada doméstica, e aqui incluem-se babás, cuidadoras de idosos, e qualquer outra pessoa do sexo feminino que trabalhe no âmbito doméstico, deve-se obrigatoriamente conceder uma folga no domingo a cada 15 dias trabalhados.

Já se for um empregado doméstico, ou seja, do sexo masculino, esta folga deve ocorrer no máximo a cada 7 (sete) semanas trabalhadas.

O empregador pode substituir o domingo utilizado como dia de folga por algum dia de semana em que a pessoa contratada não trabalharia originalmente.

A legislação

Aplicam-se diferentes leis para este assunto, variando se a pessoa contratada for do sexo masculino ou do sexo feminino, conforme citado anteriormente.

Para contratadas do sexo feminino aplica-se o artigo 386 da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) que cita a proteção ao trabalho da mulher:

"Art. 386 – Havendo trabalho aos domingos, será organizada uma escala de revezamento quinzenal, que favoreça o repouso dominical."


Já para a pessoa contratada do sexo masculino o que se aplica é o artigo 2 da Portaria 417 de 10 de junho de 1966:

"Art. 2° Os agentes da Fiscalização do Trabalho, no tocante ao repouso semanal, limitar-se-ão a exigir:

b) das empresas legalmente autorizadas a funcionar nesses dias, a organização de escala de revezamento ou folga, como estatuído no parágrafo único do mesmo artigo, a fim de que, em um período máximo de sete semanas de trabalho, cada empregado usufrua pelo menos um domingo de folga.(redação a esta alínea dada pela Portaria nº 509, de 15 de junho de 1967."

Conclusão

O trabalho doméstico prestado aos domingos é legalmente permitido, desde que sejam obedecidas as condições e regras estabelecidas pela nossa legislação.

E uma que costuma passar despercebido entre os contratantes é a obrigatoriedade da folga dominical em determinada periodicidade.

Faça um contrato contemplando a sua necessidade, mas não descumpra o que está estipulado em lei, evitando com isso possíveis processos trabalhistas.


Curtiu o nosso artigo?

Deixe a sua curtida, assim o nosso time saberá que o artigo foi útil e também nos motivará a criar novos artigos para ajudar você.


Precisa de ajuda?

Nossos Contratos Se você tiver qualquer dúvida ou queira comentar sobre este artigo vá na sessão de comentários logo abaixo.
Responderemos bem rápido para você!


Referência:
Lei Complementar 150


Nossos Contratos

Busca um contrato personalizado para atender as suas necessidades?

Utilize um dos nossos e conte com todo apoio que necessitar.

Cuidador de Idoso

Cuidador de Idoso Não Habitual

Babá

Empregada Doméstica

Contrato Individual de Trabalho











Tem alguma dúvida, sugestão ou comentário?
Utilize o espaço abaixo e o nosso time lhe responderá bem rápido!





Sobre nós!

A 99Contratos é uma LegalTech 100% nacional, criada e desenvolvida pensando no público brasileiro.

Nosso time é formado por especialistas em documentos legais e profissionais apaixonados por novidades que possam ajudar o dia a dia de todos.

Atualmente somos a maior plataforma para a criação de contratos personalizados e documentos legais de forma automatizada do Brasil.

Este artigo foi útil para você?

Sua opinião é importante para melhorarmos nosso conteúdo.