Alugando um imóvel mobiliado: o que muda no contrato de locação?

Vai alugar um imóvel com mobília? Entenda em nosso artigo os detalhes deste tipo de locação.

Artigo
 

Continua após a publicidade

Quais são os detalhes que devemos prestar atenção ao alugar um imóvel com a sua mobília? Artigo escrito por: Gustavo Falcão
Criado em: 14 de dezembro de 2018   
Atualizado em: 26 de fevereiro de 2019
Comentar artigo Adicionar comentário


Artigo Locação Residencial

U ma locação de um imóvel com sua mobília, ou seja, o imóvel acompanhando os utensílios e móveis existentes, demanda uma atenção diferenciada de um contrato de aluguel normal. Isto porque o fato de se existir uma mobília em um imóvel faz com que a manutenção na locação pelo locatário seja maior, pois este deverá ter um maior cuidado para preservar os itens que acompanham o imóvel.

E para controlar estes riscos e garantir uma locação tranquila para as partes que é recomendado um contrato com um diferencial, a citação da mobília e o laudo identificando corretamente os itens.

O laudo de vistoria

É crucial para as partes envolvidas na locação que um laudo detalhado de vistoria seja feito antes de se iniciar o aluguel, e se possível acompanhando fotos do imóvel e sua mobília completa.

Não é recomendado que deixe-se de fazer este laudo, pois é com ele que as partes se previnem de conflitos no final da locação. O locatário não poderá entregar o imóvel sem que a mobília existente esteja de maneira como lhe foi entregue, assim como o locador não poderá exigir itens que não estavam de acordo como o que entregou ao locatário.

A preservação dos móveis

Um fator também importante sobre a locação de um imóvel mobiliado deve ser a permissão ou não de animais no imóvel. Animais de estimação podem aumentar o risco de dano em um móvel, seja uma luminária, um sofá, cama ou tapeçaria.

O locatário ao aceitar o contrato de um imóvel com mobília expressamente concorda em preservar os itens existentes no imóvel. Mas tal preservação só poderá ser comprovada no momento do encerramento da locação se um laudo existir, e nele tiver detalhadas todas as condições dos móveis e utensílios que foram alugados junto com o imóvel.

O locador pode recusar a entrega do imóvel, e assim o aluguel continuar sendo devido, se o locatário não entregar o imóvel conforme o laudo especifica.

Publicidade

Especificando no contrato

É recomendado que o contrato informe que foi feito uma vistoria e que o imóvel acompanha a mobília. Assim, recomendamos a adição dos seguintes parágrafos na cláusula que descreve o imóvel:

"O presente instrumento acompanha um laudo de vistoria, que descreve detalhadamente o imóvel ora locado e o seu estado de conservação no momento de entrega deste ao LOCATÁRIO."

e

"Juntamente com o imóvel é dada em locação a mobília, que encontra-se especificada e com os respectivos valores individuais no laudo de vistoria."

E Também recomendamos a adição de uma cláusula nova que detalha como será feita a entrega do imóvel e sua mobília no final da locação:

"DA ENTREGA DO IMÓVEL E DA MOBÍLIA

Resta acordado que, no ato da entrega das chaves do imóvel, o LOCATÁRIO efetuará a entrega, nas mesmas condições em que o encontrou, de toda a mobília, elencada no laudo de vistoria em anexo, sob pena de indenização dos valores unitários de cada móvel ou ítem que estiver em falta.

Parágrafo único. Os LOCADORES serão também indenizados em relação aos móveis que se encontrem danificados, salvo aqueles com desgastes pelo uso comum."

Conclusão

Em todos os casos percebe-se a importância de se ter um contrato bem definido e com sua vistoria feita no início da locação.

Sempre faça um contrato claro e objetivo, evitando assim conflitos que poderiam resultar em brigas judiciais, prevenindo as partes de prejuízos e da perda de tempo.

Se estiver buscando um contrato de locação residencial que possa ser feito de maneira personalizada, utilize o nosso clicando no link abaixo:
Contrato de Locação Residencial

Nele você terá a segurança de estar gerando um contrato atualizado mensalmente com a legislação vigente, além de contar com todo nosso suporte e orientações por e-mail sempre que precisar.


Precisa de ajuda?

Nossos Contratos Se você tiver qualquer dúvida ou queira comentar sobre este artigo vá na sessão de comentários logo abaixo.
Responderemos bem rápido para você!


Referências:
Lei 10.406
Lei do Inquilinato


Curtiu nosso artigo?

Deixe a sua curtida, assim o nosso time saberá que o artigo foi útil e também nos motivará a criar novos artigos para ajudar você.


NOSSOS CONTRATOS

Busca um contrato personalizado para atender as suas necessidades?

Utilize um dos nossos e conte com todo apoio que necessitar.

•  Locação Residencial

•  Locação Comercial

•  Locação para Temporada

•  Hospedagem



Publicidade








Tem alguma dúvida, sugestão ou comentário?
Utilize o espaço abaixo e o nosso time lhe responderá bem rápido!





Continua após a publicidade



Sobre nós!

A 99Contratos é uma LegalTech 100% nacional, criada e desenvolvida pensando no público brasileiro.

Nosso time é formado por especializadas em documentos legais e profissionais apaixonados por novidades que possam ajudar o dia a dia de todos.

Atualmente somos a maior plataforma para a criação de contratos personalizados e documentos legais de forma automatizada do Brasil.

footer email

Qualquer dúvida entre em contato conosco pelo e-mail contato@99contratos.com.br, ou pela opção de contato localizado no menu em nosso site.
O atendimento é realizado de segunda a domingo, das 8h à meia-noite.

© 2019 - Todos direitos reservados - 99Contratos - Seu documento personalizado!